Brasil só conseguirá vacinar 70% da população em 2024 se mantiver o atual ritmo, dizem cientistas
Até agora, o Brasil vacinou apenas 1,5% da população
Foto: Reprodução/Getty Images
Segundo cientistas, se o Brasil mantiver o atual ritmo de vacinação, levará três anos para imunizar 70% da população contra Covid-19. A perspectiva de atingir só em 2024 a cobertura que permite a volta ao “velho normal” é desanimadora, mas há espaço para melhorar o desempenho.
Até agora, o Brasil vacinou apenas 1,5% da população. Com problemas semelhantes, outros latino-americanos avançaram ainda menos, é o caso da Argentina (0,8%), México (0,5%) e Chile (0,4%). Por terem se movimentado antes e comprado mais vacinas, nações ricas como Estados Unidos, Reino Unido, Israel e Emirados Árabes Unidos estão próximo de chegar aos 70% ainda este ano, segundo dados do Our World In Data, da Universidade de Oxford.
Se contados os 20 dias passados desde o início da campanha de vacinação, o país está vacinando cerca de 165 mil pessoas por dia.
De acordo com Ministério da Saúde, já foram disponibilizadas 354 milhões de doses de vacina, suficiente para imunizar 83% da população (com duas doses). Esse número, porém, está em contratos que ainda precisam ser honrados, com uma entrega de ingrediente ativo das vacinas CoronaVac e Oxford / AstraZeneca. O número também inclui doses a serem adquiridas via Covax, consórcio articulado pela OMS.