Brasil tem mais de 130 partidas de futebol com resultados possivelmente manipulados, diz levantamento
Foram detectados mais de mil jogos sob suspeita em 86 países neste ano
Foto: Sepp/Pixabay
Segundo o Sportradar, agência de monitoramento de apostas esportivas em âmbito mundial, o Brasil tem mais de 130 partidas de futebol com resultados possivelmente manipulados, a maior parte em ligas inferiores. A empresa também registrou, até 16 de outubro deste ano, mais de mil jogos sob suspeita em mais de 86 países, abrangendo 12 esportes diferentes. O número representa um novo recorde, superando os 905 casos registrados pela companhia em 2021.
No início deste ano, o Campeonato Cearense foi suspenso sob suspeita de manipulação de resultados. O Crato, um time local, foi rebaixado após terminar a primeira fase na lanterna com 39 gols sofridos em 14 jogos, e acabou punido pelo TJD-CE e excluído da competição estadual.
Outra denúncia de irregularidade ocorreu no futebol amazonense neste ano. O Atlético Amazonense perdia por 3 a 1 para o Sul América na segunda divisão estadual quando um jogador, deliberadamente, marcou um gol contra aos 44 minutos do segundo tempo. O fato chamou atenção e o vídeo do lance viralizou nas redes sociais. O clube amazonense publicou nota um dia após o jogo e informou que dispensou os envolvidos no episódio.
O presidente do Atlético Amazonense, Henrique Barbosa, foi banido pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas das atividades relacionadas ao futebol em 2021 e recebeu uma multa de R$ 100 mil por suposta participação em esquema de resultados. Ele havia sido absolvido pela 2ª Comissão Disciplinar do tribunal, mas a procuradoria do TJD-AM recorreu da decisão.