Brasil tem primeiro avanço no ranking de competitividade em 12 anos
Documento é realizado desde 2010 pela Confederação Nacional da Indústria

Foto: Reprodução
O Brasil avançou uma posição no ranking do Competitividade Brasil, relatório produzido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) que examina o potencial competitivo das empresas brasileiras em relação ao desempenho do setor empresarial de 17 países com características similares ao Brasil ou que competem com ele no mercado mundial. O documento é produzido desde 2010 e esta é a primeira vez que o país muda de posição.
O avanço do país no último ano - motivado pela melhora nos fatores financiamento, ambiente de negócios e tributação e pelo maior impacto da pandemia em alguns países - foi suficiente para ultrapassar o Peru e ocupar a 16ª posição no ranking.
O estudo Competitividade Brasil avalia fatores que impactam diretamente os negócios das empresas brasileiras e aponta caminhos para o desenvolvimento da economia do país, uma vez que o cálculo final auxilia na tomada de decisões. O ranking geral é construído com base no desempenho dos países em nove fatores de competitividade. As economias avaliadas no relatório são África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Índia, Indonésia, México, Peru, Polônia, Rússia, Tailândia e Turquia, além do Brasil.