Saúde

Brasil tem quatro casos suspeitos de varíola dos macacos

Possíveis diagnósticos foram apontados no Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Ceará e Rio Grande do Sul

Por Da Redação
Ás

Brasil tem quatro casos suspeitos de varíola dos macacos

Foto: Ricardo Puppe/Gov-PB

O governo do Mato Grosso do Sul registrou um caso suspeito de varíola dos macacos no Brasil nesta terça-feira (31). Com a soma, agora são quatro casos suspeitos que seguem em investigação no país. 

Ainda sem confirmações de infectados, os estados de Santa Catarina, Ceará e Rio Grande do Sul também investigam pessoas com sintomas.

Fora da África, lugar de início da endemia, o mundo já registrou mais de 600 infectados pela doença, segundo dados da da Global Health Monkeypox. O surto é o maior fora do continente já registrado.

O caso registrado pelo Mato Grosso do Sul foi identificado em Corumbá, na divisa entre o Brasil e a Bolívia. O possível infectado é um adolescente de 16 anos, que mora em Porto Quijarro, cidade boliviana. O jovem buscou atendimento médico no município brasileiro no dia 29 de maio, onde segue internado e isolado.

Segundo o jovem e os familiares, os sintomas surgiram 4 dias após a troca de um medicamento que ele estava tomando, chamado de carbamazepina. O adolescente apresentou lesões avermelhadas e arroxeadas nos membros superiores e inferiores, além da boca e a região genital.

Exames foram solicitados para descartar outras doenças que também se enquadram com os sintomas, como varicela, herpes, sarampo, zika, dengue, chikungunya, infecções, sífilis ou reação alérgica.

Atualmente, o Ministério da Saúde recomendam o uso de máscara facial e a lavagem das mãos como forma de prevenção.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário