Tecnologia

Brasil trabalha em nova tecnologia em energia solar; conheça

Novidade promete ser mais eficiente do que atuais placas solares utilizadas para conversão de energia solar em energia elétrica

Por Da Redação
Ás

Brasil trabalha em nova tecnologia em energia solar; conheça

Foto: Divulgação ENVO

Nos últimos 15 anos, o índice de eficiência na conversão da luz solar em energia elétrica pelas células solares, que são mais leves e flexíveis em comparação com o material utilizado em painéis solares à base de silício, passou de 3,8% para 26,1%. A tecnologia vem sendo aperfeiçoada ao longo dos anos e desponta como uma grande aposta no setor de energia elétrica.

A novidade é o resultado da frenética busca da ciência mundial por novos materiais para a produção de energia limpa de forma mais barata e eficiente. De acordo com especialistas, a estrutura cristalina tem se destacado como semicondutor e está para virar a matéria-prima principal de uma nova geração de painéis solares fotovoltaicos, que transformam a luz do sol em energia elétrica.

Produzidas em laboratório a partir de compostos químicos como brometo de chumbo, iodeto de chumbo e brometo de césio, os módulos de perovskita têm elevada capacidade de converter a energia dos fótons em eletricidade.

Atualmente, diversos países ao redor do globo trabalham para aperfeiçoar ainda mais a tecnologia. Estados Unidos, Reino Unido, China e até o mesmo o Brasil correm contra o tempo para estrearem com os novos painéis solares em seus territórios.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.