Brasil ultrapassará EUA em pessoas totalmente imunizadas em nove dias

País já superou Estados Unidos em percentual de população com ao menos uma dose

Por Da Redação
Ás

Brasil ultrapassará EUA em pessoas totalmente imunizadas em nove dias

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

55,2% da população brasileira está devidamente imunizada contra o coronavírus e, com isso, está se aproximando dos Estados Unidos em relação ao número de pessoas que completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. Caso os dois países mantenham o mesmo ritmo de vacinação dos últimos dias, o Brasil ultrapassará os estadunidenses em quantidade de pessoas totalmente vacinadas contra a Covid-19, no próximo dia 13 de novembro. 

Os dados do Consórcio de Veículos de Imprensa apontam que 117.805.832 brasileiros foram imunizados até a noite de quinta-feira (5). Os Estados Unidos têm 56,9% da população vacinada, de acordo com informações do Our World in Data, mantido pela Universidade de Oxford.

A imunização dos brasileiros tem avançado a um ritmo de 0,23 ponto percentual (p.p.) a cada 24 horas, enquanto os Estados Unidos têm visto essa taxa crescer de maneira mais lenta – 0,02 p.p. a cada dia.

Se considerar a média de vacinação da última semana nos dois países, em nove dias o Brasil ultrapassará os Estados Unidos em habitantes com o ciclo completo de vacinação contra o coronavírus. 

No dia 1º de setembro, o Brasil superou o país norte-americano em percentual de vacinados com ao menos uma dose contra a Covid-19, e assim continuou. Até o momento, 72,5% da população brasileira foi imunizada parcialmente, ante 66% da população estadunidenses.

“Os Estados Unidos têm um forte movimento antivacina, e isso explica a estagnação na imunização”, explica o médico infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) Julival Ribeiro.

O profissional diz que esse movimento também existe aqui no Brasil, mas frisa que a cultura do país ainda incita a população a procurar os postos de saúde para receber o fármaco. “Sempre apresentamos números positivos em campanhas de imunização, e isso, ainda bem, continua”, afirmou.

Ribeiro relembra que, para especialistas, a imunidade coletiva é considerada garantida apenas quando mais de 80% da população já completou o ciclo vacinal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário