Política

Brasil vai retomar diálogo direto com Nicolás Maduro, diz coluna

Segundo governo Lula, medida visa manter canais abertos de diálogo

Por Da Redação
Ás

Brasil vai retomar diálogo direto com Nicolás Maduro, diz coluna

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá reabrir as representações diplomáticas do Brasil em Caracas e no restante da Venezuela após o fechamento pelo ex-chanceler Ernesto Araújo. A medida do novo governo faz parte da retomada de um diálogo direto com o governo de Nicolás Maduro e a revisão do reconhecimento de Juan Guaidó como autoproclamado presidente da Venezuela. A informação foi divulgada pela coluna de Jamil Chade, do Uol.

De acordo com a equipe de Lula, não se trata de ignorar os problemas do governo bolivariano e nem de dar apoio irrestrito. A decisão será tomada com base no pragmatismo, na tradição da diplomacia brasileira de manter canais abertos de diálogo e para garantir a assistência aos brasileiros e aos interesses do país na região.

A reabertura acontece no momento em que a Venezuela tenta sair de um isolamento internacional, retomando o diálogo com a oposição. Um encontro em Paris tentará reabrir a negociação entre Maduro e líderes da oposição, um esforço que está sendo apoiado pela equipe de Lula, do governo colombiano de Gustavo Petro e por Emmanuel Macron, presidente da França. O presidente Jair Bolsonaro (PL) colocou Maduro como seu antagonista, em parte atendendo a uma pressão do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.