Brasileira de 40 anos entra no seleto clube dos maiores exploradores do mundo
Karina Oliani é a primeira sul-americana a escalar as duas faces do Everest

Foto: Divulgação
Anualmente, o seleto The Explorers Club elege 50 exploradores que têm mudado o mundo com seus trabalhos em diferentes áreas do conhecimento, como antropologia biológica e arqueologia marinha. Conhecido como EC50, o título reconheceu este ano especialistas de 23 países, entre eles, a paulistana Karina Oliani.
Além de médica especializada em emergência e resgate em áreas remotas, a brasileira é montanhista e carrega os títulos de primeira mulher no país a subir o K2 e primeira sul-americana a escalar as duas faces do Everest. Para Karina, o título The Explorers Club é muito significativo.
Um dos critérios para entrar nessa lista de exploradores é que o candidato tenha inspirado pessoas. Inspiração é o que não falta na vida desta médica de 40 anos que, mesmo após ser mãe, não deixou de rodar o mundo. Com apenas 11 meses de vida, sua filha Kora já esteve em oito países, entre eles Bolívia, Nepal e Omã.
Além disso, Karina já encabeçou inúmeras ações sociais. Em 2016, por exemplo, ela criou o Instituto Dharma, juntamente com Andrei Polessi, com o objetivo de levar medicina especializada para áreas remotas do Brasil, como Piauí e Amazônia, e em países como Angola, Uganda e Índia.