Brasileiros em Portugal destinam 11 toneladas de donativos para o Rio Grande do Sul
Voo humanitário da TAP sai de Lisboa e pousa no Brasil na tarde desta terça-feira (28) com 1195 caixas de produtos essenciais arrecadados em mobilização inédita
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um voo humanitário da TAP em parceria com o governo português chega hoje ao Brasil com 11 toneladas de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As informações são do colunista Gian Amato, do site O Globo.
As 1.195 caixas cheias de produtos essenciais, como roupas de frio, fraldas e artigos de higiene pessoal, são fruto da mobilização feita por brasileiros que moram em Portugal.
O trabalho arrecadou toneladas de doações, enviadas por brasileiros e portugueses. Voluntários participaram de ações ao longo de semanas em várias cidades.
Centenas de brasileiros ajudaram na triagem e empacotamento de roupas, brinquedos e produtos de higiene.
Os organizadores pediram armazéns emprestados aos empresários das cidades. De Lisboa a Braga, passando pelo Porto, caixas e mais caixas lotaram os locais de depósito.
No entanto, o grupo SOS RS em Portugal ainda precisa de mais voluntários, como anunciou em uma página no Instagram:
“Ainda precisamos de voluntários para nos ajudar na pesagem das caixas, para que a totalidade dos nossos donativos esteja pronta para envio marítimo ou outro possível voo humanitário, que pode acontecer a qualquer momento”.
O grupo informou, ainda, que para ser possível enviar as doações no voo de hoje os voluntários fizeram uma força-tarefa na última quinta-feira:
“Foi possível pesar 100 m³ de fraldas, produtos de higiene pessoal e roupas de frio, totalizando 11.317,37 kg em 1.195 caixas, itens doados pela comunidade brasileira e portuguesa em solo português”.
airbus A330-900 neo da TAP decola de Lisboa pela manhã e aterrissa em São Paulo à tarde.
É um avião de carga com tripulação formada por dois pilotos e dois funcionários de cabine destacados pela TAP especialmente para a missão humanitária.
Um primeiro voo, da Latam, saiu de Lisboa em 17 de maio com 300 quilos de roupas de inverno, segundo informou o embaixador Raimundo Carreiro.
Os brasileiros também fizeram “vaquinhas” online para arrecadar dinheiro. A gaúcha Bárbara Batista conseguiu arrecadar € 5.135. Ela disse que, após a conversão e arredondamento, R$ 27 mil foram doados.