Brasileiros estão entre feridos do acidente no Elevador da Glória em Lisboa
Outro brasileiro está machucado depois do acidente

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Aumentou para dois o número de brasileiros feridos na tragédia no Elevador da Glória, em Lisboa, Portugal. A informação foi publicada pelo jornal Público e confirmada pelo Consulado-Geral do Brasil em Lisboa à CBN.
De acordo com informado pelo veículo, um homem de 45 anos estava internado no hospital Sintra tratando uma fratura e uma mulher brasileira que segue sob cuidados médicos.
A mulher está internada no Hospital de São José, mais perto do local do acidente e onde estão os casos mais graves. Contudo, não se tem o conhecimento do estado de saúde dela.
A vítima será provavelmente transferida para o Hospital Sintra nesta quinta-feira (4), de acordo com informação do jornal português.
'O Consulado-Geral efetivamente recebeu a informação de que há registro de dois brasileiros afetados pelo acidente. Um deles, atendido na Unidade de Saúde Local Amadora/Sintra, já recebeu alta. A segunda segue internada, com possível transferência agendada para a unidade de Amadora/Sintra. Não foram divulgados outros detalhes sobre os pacientes, como nomes e situação de saúde. O plantão consular não recebeu até o momento qualquer solicitação de assistência relativa ao acidente de ontem', afirmou a nota encaminhada à CBN.
Após a divulgação na manhã desta quinta-feira (4) da atualização do número de mortos para 17 no descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, Portugal, a Proteção Civil da cidade corrigiu o número de vítimas fatais para 16.
Uma nota divulgada nesta quinta, a informação foi errada por uma 'duplicação de um registo, pelo que se corrige e esclarece que faleceu uma pessoa esta noite no Hospital de São José, havendo assim a lamentar 16 vítimas mortais, e não 17 como informado esta manhã'.
O número de feridos segue em 21, com cinco em estado grave.
Em relação às nacionalidades, Castro Martins, funcionário do serviço de emergência, detalhou:
4 portugueses;
2 alemães; 2 espanhóis;
1 coreano;
1 cabo-verdiano;
1 canadense;
1 italiano;
1 francês;
1 suíço;
e 1 marroquino.
Dentre as vítimas, estão 12 mulheres e sete homens com idades entre 24 e 65 anos, além de uma criança de três anos.
Protocolos de manutenção foram cumpridos
Por meio de nota, a empresa Carris disse que todos os protocolos de manutenção foram cumpridos. De acordo com a empresa, o elevador passou por manutenção geral em 2022, revisão intercalar em 2024 e realizações regulares de inspeções diárias, semanais e mensais.
As causas do acidente são investigadas pelas autoridades. O Presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa lamentou as mortes e mostrou solidariedade com as vítimas.