Brasileiros priorizam experiência diferenciada no momento da compra
Investir na arquitetura comercial pode impulsionar as vendas do negócio. Projeto da Vigore Arquitetos transforma restaurante tradicional em ambiente moderno e inovador
Foto: Divulgação
Segundo uma pesquisa realizada pela Salesforce, 89% dos brasileiros priorizam uma experiência diferenciada no momento da compra. O relatório aponta que a experiência do cliente é tão importante quanto o produto ou serviço comercializado. Desde oferecer um bom atendimento, até proporcionar momentos únicos no comércio, a experiência do cliente passa por diversos fatores, como a arquitetura e decoração do espaço.
Em Cascavel, localizado na região Oeste do Paraná, o restaurante Paiollo Wine Restaurant passou por uma transformação que vai desde o cardápio, até a estrutura do espaço, resultando em um aumento no número de clientes e de vendas. Segundo Felipe Bonassi, da Vigore Arquitetos, o Paiollo era um trattoria famosa e bem conceituada, tipicamente italiana, mas muito tradicional. “Mudamos o conceito do estabelecimento, indo para uma gastronomia altamente contemporânea. Por isso, o ambiente do restaurante também precisava representar isso”, comenta.
Com 220m², o Paiollo é dividido em dois pavimentos. No térreo, há um salão de 90m², além de cozinha, banheiros e área comum. Já a parte inferior, é composta por uma cozinha pequena, estoque e administrativo. A Vigore Arquitetos foi responsável pelos projetos de fachada, reforma, interiores, mobiliário e ambientação. “Vivenciamos todas as fases do estabelecimento, inclusive participamos da degustação do novo cardápio. Acompanhar isso de perto certamente fez toda a diferença para a criação do projeto, pois fizemos uma imersão para entender melhor o negócio do cliente”, afirma Lianara Garbin, da Vigore.
A base da culinária do Paiollo é utilizar produtos de produtores locais. Por isso, o escritório optou por utilizar elementos e texturas que lembrem a natureza como madeira, pedra e jardim vertical. “Mantivemos a essência do lugar, que já era muito conhecida. Tornamos o ambiente mais moderno, mas mantivemos a memória afetiva e história do lugar para quem já era cliente do estabelecimento”, ressalta Lianara.
Na fachada do espaço, foi colocado um painel tridimensional. E na esquina do comércio, um painel que já mostra a nova identidade do local. “Trabalhamos com estruturas metálicas tridimensionais vazadas, mas que dão volumetria. Dessa forma, quem passa próximo ao restaurante, pode ver o que foi mudado”, explica Felipe.
Para criar conexão com a natureza, a Vigore apostou nos jardins verticais tanto na entrada, quanto na parte interna. E as cores que predominam o espaço são o verde oliva, marrom e cenoura. Já a iluminação foi pensada para ter maleabilidade, sair do convencional e trazer dinamismo para o lugar, já que o espaço é aberto para locação de eventos. Além de aproveitar a luz natural, os profissionais optaram pelo uso de perfis de LED, que correm o ambiente e fazem ligação desde a entrada, até o fundo da varanda.