• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Brasileiros são premiados em desafio da ONU sobre soluções para crise de refugiados
Mundo

Brasileiros são premiados em desafio da ONU sobre soluções para crise de refugiados

A iniciativa concedeu 8 prêmios e menções honrosas, dentre as quais três equipes compostas por brasileiros foram agraciadas

Por Da Redação
Ás

Brasileiros são premiados em desafio da ONU sobre soluções para crise de refugiados

Foto: ONU NEWS

Um desafio organizado pela Agência da ONU para Refugiados, Acnur, como parte do Modelo Nações Unidas, reuniu 40 mil estudantes universitários e secundaristas que desenvolveram projetos para melhorar a vida de refugiados. A iniciativa concedeu 8 prêmios e menções honrosas aos melhores trabalhos, dentre eles, para três equipes compostas por brasileiros.

Vídeo Pelotas Model United Nations

O vídeo é um projeto de estudantes de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Nele, os estudantes Gustavo Ferreira e Luís Gustavo Queiroga falam sobre a importância de incluir os refugiados em suas comunidades anfitriãs.

Confira o vídeo:

G20+6 MUN

Fundado pelo estudante de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, Matheus Marques, a equipe sugeriu, no tópico de discussão “Covid-19 e refugiados”, a construção de unidades de saúde nas fronteiras de países em conflito para divulgar informações sobre o novo coronavírus na primeira língua dos refugiados, além de entregar equipamentos de proteção. 

O grupo composto por 60 estudantes tinha mais de 25 nacionalidades. Matheus foi agraciado ao lado da estudante de Relações Internacionais da Universidade de Siena, na Itália, Giulia Marras.

Entrevistas com refugiados

A equipe do Modelo ONU de Relações Internacionais das Faculdades de Campinas também venceu com o Prêmio de Comunicação de melhor vídeo ao publicar três entrevistas com refugiados que vivem em Campinas nas redes sociais. O grupo foi orientado pelas professoras Roberta Machado, Patrícia Rinaldi, Patrícia Borelli e Rúbia Pontes. 

O grupo levou o prêmio através do tema “clima e deslocamento forçado”. Para a equipe, o apelo por engajamento nas redes sociais de outros jovens foi fundamental para o sucesso do trabalho. Confira os vídeos aqui, aqui e aqui.

As propostas de comunicação foram apresentadas nos Diálogos de Proteção do Alto Comissário, um fórum que reúne decisores de temas globais sobre a proteção de refugiados. O júri foi composto por refugiados e funcionários do Acnur.  
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário