Política

Brecha no texto da Reforma permite novo imposto em pelo menos 17 estados

Inclusão do Artigo aconteceu de última hora no projeto

Por Da Redação
Ás

Brecha no texto da Reforma permite novo imposto em pelo menos 17 estados

Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil


Aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados, a Reforma Tributária abre brecha para que estados criem um novo tributo. O novo imposto vai incidir sobre produtos primários e semielaborados, com o objetivo de angariar recursos para fundos estaduais voltados para projetos de infraestrutura e habitação. Ele poderá ser utilizado em, pelo menos, 17 estados.

Em entrevista para o jornal O Globo, entidades, tributaristas e parlamentares criticam a criação de um novo tributo. Para o jornal, o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), afirmou que a inclusão do novo imposto seria desastrosa, caso se mantenha dentro do texto.

De acordo com o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), o tributo poderá estar em vigor até 31 de dezembro de 2043. Em discurso no plenário na quinta-feira (6), o relator Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), afirmou que a inclusão do dispositivo se deu por meio de pedido do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), em conjunto com outros governadores do país que são vinculados à concessão de incentivos fiscais do ICMS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário