Briga de bilionários: Bezos fecha acordo para lançar mais de 3 mil satélites de internet e pode virar concorrente da Space X, de Elon Musk
Acordos incluem três empresas de foguetes e cerca de 83 lançamentos em 5 anos
Foto: Reprodução/ Gov.br
Nessa terça-feira (5), a Amazon anunciou acordo com três empresas de foguetes, com o intuito de lançar mais de três mil satélites de internet em todo o planeta. O acordo inclui as empresas United Launch Alliance e Arianespace, construtores veteranos de foguete, bem como a Blue Origin, iniciada por Jeff Bezos, que ainda trabalha no seu 1º foguete capaz de atingir a órbita.
Os contratos incluem cerca de 83 lançamentos para serem feitos ao longo de 5 anos, e todos os três foguetes que a Amazon planeja usar ainda não estão em operação, mas devem ficar prontos, no máximo, em 2023. A empresa está chamando o acordo de um dos maiores de lançamento comercial já assinado. Os detalhes financeiros não foram divulgados.
Espera-se que o negócio de internet baseado no espaço da Amazon, chamado Projeto Kuiper, seja concorrente direto da SpaceX, de Elon Musk, chamada Starlink. O negócio de Musk está bem à frente dos concorrentes- já implantou mais de dois mil satélites e assinou com mais de 145 mil em todo o mundo, disse a SpaceX em janeiro.
Ainda não está claro até que ponto o Projeto Kuiper está em desenvolvimento. O vice-presidente sênior de dispositivos e serviços da Amazon Dave Limp disse, em comunicado, que “ainda temos muito trabalho pela frente, mas a equipe continuou a atingir marco após marco em todos os aspectos do nosso sistema de satélite”.