• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Briga entre caciques por causa de acidente de barco e área de garimpo termina em morte no Pará
Brasil

Briga entre caciques por causa de acidente de barco e área de garimpo termina em morte no Pará

Polícia Federal e Funai estão trabalhando para contornar a situação

Por Da Redação
Ás

Briga entre caciques por causa de acidente de barco e área de garimpo termina em morte no Pará

Foto: Reprodução/G1

A Polícia Federal (PF) confirmou nesta segunda-feira (10) a abertura de inquérito para investigar a morte do cacique Bemoti Kayapó, em Cumaru do Norte, sudeste do Pará. A vítima teve o corpo incendiado, de acordo com as testemunhas do crime. Além da morte de Bemoti, outros dois indígenas ficaram feridos em uma briga entre duas famílias na aldeia Gorotire, localizada na Terra Indígena Kayapó, zona rural da cidade. 

A Coordenação Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) no sul do Pará informou que o cacique Bemoti Kayapó morreu após uma briga com o também cacique Betire Kayapó. Ainda segundo a coordenação, o conflito começou depois que Bemoti passou com um barco do tipo voadeira por cima da cabeça de Betire e a briga teria sido motivada pela exploração de garimpo na aldeia em uma área de disputa entre as famílias.

Após o incidente, Betire quis se vingar e teria iniciado o conflito armado. O corpo de Bemoti foi enterrado em meio a um clima de tensão na aldeia. Integrantes das famílias envolvidas na briga tiveram que ser afastados. Parentes dos indígenas que ficaram feridos foram levados para Redenção. A Funai disse que está intermediando o conflito entre as famílias e acompanhando o tratamento de saúde dos feridos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário