Bruno Reis confirma intenção da prefeitura de Salvador em adquirir vacina contra Covid-19 com recursos próprios
Em entrevista, prefeito eleito fala em geração de renda e investimento na educação
Foto: Gilberto Júnior | Farol da Bahia
O prefeito eleito de Salvador, Bruno Reis (DEM), confirmou nesta sexta-feira (11), durante uma entrevista à revista IstoÉ, a intenção da prefeitura de Salvador comprar com recursos próprios uma vacina contra Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo ele, já foi oficializado a intenção de compra do imunizante desenvolvido pela farmacêutica Pfizer, dos Estados Unidos, em parceria com a alemã BioNTech.
"O Governo Federal é responsável pelo plano de vacinação, mas a prefeitura de Salvador está disposta a fazer a sua parte. Entramos em contato com a Pfizer para tentar garantir os imunizantes. O Instituto Butantan já sinalizou que pode nos oferecer essa vacina. Nosso objetivo é que a população seja imunizada o mais rápido possível”, disse.
Ainda durante a entrevista, Bruno Reis disse que a capital baiana vive um momento preocupante da pandemia e que a população precisa ter “sensibilidade e evitar aglomerações”. Segundo ele, é de extrema importância que as pessoas cumpram os protocolos de segurança sanitária implantados pela prefeitura e governo do estado. Além disso, ele também falou sobre a retomada dos centros de tratamento para pacientes infectados pela Covid-19, que haviam sido desmontados devido aos baixos casos de infecção. “Estamos retomando com os leitos de UTI que foram fechados. Em relação aos respiradores, que antes eram um problema, temos em números suficientes. No momento, a principal dificuldade que estamos enfrentando é mobilizar profissionais de saúde no final do ano”, disse Bruno Reis.
“A maior preocupação é que ocorra uma explosão de casos de infectados pela Covid-19 e o sistema de saúde não dê conta. Estamos cuidando para que esses números não cresçam de forma muito acentuada”, completou.
Ainda sobre a pandemia da Covid-19 na capital baiana, o prefeito eleito voltou a confirmar, durante a entrevista desta sexta (11), que devido ao aumento de casos o réveillon e o carnaval estão suspensos. Segundo ele, a prioridade no momento é uma vacina para imunizar a população.
Eleição
Bruno Reis disse, ainda em entrevista, que o principal desafio da sua gestão será a geração de renda e emprego para a população de Salvador, principalmente, no cenário pós pandemia. “ Somos uma cidade muito pobre ainda. Quando fazemos o cálculo do PIB per capita fica evidente as desigualdades existentes na cidade”, disse.
O prefeito eleito também afirmou que pretende focar na educação e melhorar o transporte público na capital baiana.
“Nós temos um conjunto de obras de investimentos em programas de R$ 1 bilhão como, por exemplo, o BRT. Além disso, vamos focar nas iniciativas privadas garantindo segurança ao investidor. Nós queremos que Salvador saia na frente após a pandemia”, disse.
“Somos a capital que mais cresceu nos últimos anos. Nós fizemos um esforço grande para oferecer vagas nas escolas para crianças de 4 a 5 anos. Agora, o foco é para vagas de creches. Eu vou procurar ser o prefeito da educação”, completou. Até o momento, segundo Bruno Reis, não há uma estimativa de data para o retorno das aulas presenciais. Segundo ele, é necessário a redução da taxa de contaminação pela Covid-19 na cidade. Contudo, ele deixou claro que os protocolos para o retorno já estão definidos. “Assim que os números começarem a cair o nosso desejo é retomar as aulas presenciais”, concluiu.