Bruno Reis crítica baixo repasse de verbas federais aos municípios
"Prefeitura ganha mais atribuições e menos recursos", afirmou
Foto: Gilberto Junior/Farol da Bahia
Na inauguração do Elevador do Taboão, nesta quinta-feira (30), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, criticou a distribuição de recursos feita pelo governo federal e afirmou que as prefeituras "ganham mais atribuições e menos recursos". De acordo com ele, cerca de 60% da verba continua nas mãos do Executivo federal e estadual, sem repasse aos municípios.
Ao falar sobre os transportes públicos da capital, o prefeito afirmou que "quem não tem condições de subsidiar e de arcar com isso é a prefeitura que, ao longo do tempo, vem recebendo mais atribuições, mais responsabilidades e menos recursos".
Além disso, Bruno Reis disse que, antes, "60% dos impostos ficavam nos municípios e 40% iam para os estados e o governo federal. Hoje, essa ótica inverteu, 60% fica no governo de estado e federal". Completando que, ao longo do tempo, as atribuições foram aumentando e as verbas diminuindo.
"Daqui a pouco a prefeitura vai estar botando mais dinheiro por mês do que o governo federal", afirmou, citando as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) como exemplo.