Vídeo: Bruno Reis defende que governo federal emita moedas para ajudar na crise
Medida poderia causar uma hiperinflação no país
Foto: Divulgação
O prefeito de Salvador Bruno Reis defendeu na segunda-feira (9) que o Governo Federal emita moedas para ajudar a população carente durante a pandemia da Covid-19.
A fala ocorreu durante entrevista à TV Record. "Quem pode fazer muito agora é o governo federal, que pode reeditar medita provisória, prorrogando os impostos, abrindo crédito, pagando os salários dos trabalhadores para evitar demissão. O governo federal pode pedir autorização ao congresso e extrapolar o teto de gastos, pode emitir moedas, se endividar, prefeituras e governos não", disse.
A emissão de moedas pelo Banco Central de uma hora para outra, pode resultar em uma inflação descontrolada. Apesar das pessoas terem mais dinheiro em mãos, os bens e serviços disponíveis continuam os mesmos.
O resultado do “dinheiro sobrando” é a desvalorização do Real e aumento repentino dos preços, que pode levar a uma crise hiperinflacionária.
Diante da aprovação do congresso, a medida, no entanto, já foi considerada pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, no início da crise em março de 2020.