• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Bruno Reis empossa Isaura Genoveva como nova secretária municipal de Reparação de Salvador
Salvador

Bruno Reis empossa Isaura Genoveva como nova secretária municipal de Reparação de Salvador

Por Da Redação
Ás

Bruno Reis empossa Isaura Genoveva como nova secretária municipal de Reparação de Salvador

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, empossou na manhã desta segunda-feira (6) a nova secretária municipal de Reparação (Semur). A advogada e pesquisadora Isaura Genoveva assume o posto em substituição à então secretária Ivete Sacramento, titular da pasta ao longo dos últimos 12 anos.

A cerimônia foi realizada no terraço da Casa das Histórias, no bairro do Comércio. Além da advocacia e da pesquisa, Isaura é mestranda em direito pela Universidade Católica do Salvador, especialista em Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A nova secretária também é ekedi do Ilê Axé Iyá Nassô Oká, conhecido como Terreiro da Casa Branca – que é reconhecidamente o primeiro terreiro de candomblé no Brasil e pioneiro no tombamento nacional como Patrimônio Cultural Brasileiro. Nas redes sociais, a administração do terreiro comemorou a posse de Isaura.
 

"A chegada da ekedy, advogada e pesquisadora Isaura Genoveva à Secretaria Municipal de Reparação (SEMUR) deve ser celebrada pelo povo negro soteropolitano, porque representa a chegada ao poder de gerações e gerações de mulheres negras de candomblé. Trata-se de uma vitória dela, pelo seu esforço profissional, político e intelectual, mas tem o significado da chegada de todas nós, historicamente vítimas do racismo religioso e relegadas à invisibilidade e à dor da perseguição contra nossa fé.

Ao ocupar um cargo para defender a população negra de Salvador, a cidade onde reconstruímos nossas tradições mesmo em meio a tanta dor da escravização do nosso povo, Ekedy Isaura representa o legado religioso que carrega nos ombros: de Iyá Nassô, Iyá Adetá e Iyá Akalá, além de toda a descendência destas mulheres que fundaram o Candomblé da Barroquinha e deram origem à Casa Branca do Engenho Velho.

Representa a linhagem de luta e resistência de Marcelina, de Maria Júlia, de Mãe Sussu, Tia Massi, Papai Oké, Marieta, Mãe Tatá. A linhagem de Luzia, Eugênia, Teté, Nitinha, Tieta. A linhagem de Ekedy Nem, Sinha, a linhagem que tantas outras mulheres negras deram continuidade neste solo sagrado e que eu me honro por descender e por agora liderar, na condição de Iyalorixá do Ilê Axé Iyá Nassô Oká.

Isaura, a nossa Ekedy que agora é Secretária de toda Salvador, é moldada por essas águas, as águas da sua mãe Oxum, e ao mesmo tempo forjada por Ogum, que lhe escolheu como mãe ao lhe consagrar para cuidar dele, pelas bençãos de uma grande filha deste Orixá, a saudosa Mãe Kutu.

O que talvez Ogum já sabia, com seu senso de generosidade, é que Isaura seria forjada para cuidar não somente dele. Foi preparada para cuidar dele, sim, como Ekedy. Mas também para cuidar de todo o povo negro e LGBTQIAPN+ de Salvador, como Secretária Municipal de Reparação ou qualquer outro posto que ele achar que cabe a ela"

Substituída após mais de uma década de gestão na Semur, Ivete Sacramento deixa uma contribuição fundamental para a construção de diversas políticas públicas para Salvador, a exemplo do Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.