Bruno Reis empossa Isaura Genoveva como nova secretária municipal de Reparação de Salvador
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, empossou na manhã desta segunda-feira (6) a nova secretária municipal de Reparação (Semur). A advogada e pesquisadora Isaura Genoveva assume o posto em substituição à então secretária Ivete Sacramento, titular da pasta ao longo dos últimos 12 anos.
A cerimônia foi realizada no terraço da Casa das Histórias, no bairro do Comércio. Além da advocacia e da pesquisa, Isaura é mestranda em direito pela Universidade Católica do Salvador, especialista em Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).
A nova secretária também é ekedi do Ilê Axé Iyá Nassô Oká, conhecido como Terreiro da Casa Branca – que é reconhecidamente o primeiro terreiro de candomblé no Brasil e pioneiro no tombamento nacional como Patrimônio Cultural Brasileiro. Nas redes sociais, a administração do terreiro comemorou a posse de Isaura.
"A chegada da ekedy, advogada e pesquisadora Isaura Genoveva à Secretaria Municipal de Reparação (SEMUR) deve ser celebrada pelo povo negro soteropolitano, porque representa a chegada ao poder de gerações e gerações de mulheres negras de candomblé. Trata-se de uma vitória dela, pelo seu esforço profissional, político e intelectual, mas tem o significado da chegada de todas nós, historicamente vítimas do racismo religioso e relegadas à invisibilidade e à dor da perseguição contra nossa fé.
Ao ocupar um cargo para defender a população negra de Salvador, a cidade onde reconstruímos nossas tradições mesmo em meio a tanta dor da escravização do nosso povo, Ekedy Isaura representa o legado religioso que carrega nos ombros: de Iyá Nassô, Iyá Adetá e Iyá Akalá, além de toda a descendência destas mulheres que fundaram o Candomblé da Barroquinha e deram origem à Casa Branca do Engenho Velho.
Representa a linhagem de luta e resistência de Marcelina, de Maria Júlia, de Mãe Sussu, Tia Massi, Papai Oké, Marieta, Mãe Tatá. A linhagem de Luzia, Eugênia, Teté, Nitinha, Tieta. A linhagem de Ekedy Nem, Sinha, a linhagem que tantas outras mulheres negras deram continuidade neste solo sagrado e que eu me honro por descender e por agora liderar, na condição de Iyalorixá do Ilê Axé Iyá Nassô Oká.
Isaura, a nossa Ekedy que agora é Secretária de toda Salvador, é moldada por essas águas, as águas da sua mãe Oxum, e ao mesmo tempo forjada por Ogum, que lhe escolheu como mãe ao lhe consagrar para cuidar dele, pelas bençãos de uma grande filha deste Orixá, a saudosa Mãe Kutu.
O que talvez Ogum já sabia, com seu senso de generosidade, é que Isaura seria forjada para cuidar não somente dele. Foi preparada para cuidar dele, sim, como Ekedy. Mas também para cuidar de todo o povo negro e LGBTQIAPN+ de Salvador, como Secretária Municipal de Reparação ou qualquer outro posto que ele achar que cabe a ela"
Substituída após mais de uma década de gestão na Semur, Ivete Sacramento deixa uma contribuição fundamental para a construção de diversas políticas públicas para Salvador, a exemplo do Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa.