Bruno Reis reforça que não haverá ponto facultativo no Carnaval 2022
Prefeito anuncia medidas de fiscalização para conter aglomerações no período
Foto: Gilberto Júnior/ Farol da Bahia
O prefeito da capital baiana, Bruno Reis (DEM), reforçou nesta sexta-feira (18), durante coletiva na entrega do novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Boca do Rio, que não vai decretar ponto facultativo na semana em que tradicionalmente acontece o Carnaval. Na ocasião, ele disse também que as aulas nas escolas da rede municipal de ensino estarão mantidas.
“Nós tomamos a decisão de não decretar ponto facultativo durante o período que seria do Carnaval. Então, na semana que tradicionalmente acontece o Carnaval a prefeitura terá expediente normal. Além disso, as aulas da rede municipal também estão mantidas. As escolas funcionarão normalmente”, disse o gestor.
Visando conter a propagação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, Bruno afirmou que a prefeitura vai intensificar as fiscalizações para evitar aglomerações no período. Segundo ele, estão proibidas todas as festas em espaço público.
“Vamos ter operações especiais para tentar coibir e evitar aglomerações. Teremos equipes permanentes onde seria o circuito tradicional da Barra-Ondina e no circuito do Centro, inclusive no Centro Histórico, no Pelourinho. Evidente, eu sempre deixei claro, que é impossível monitorar uma cidade com 3 milhões de habitantes. Então, a gente pede a compreensão e a colaboração das pessoas”, disse o prefeito.
O gestor municipal disse, ainda, que já é possível observar uma tendência de queda no número de casos ativos. O momento, no entanto, ainda pede cautela. “O cenário que se vislumbra já é um cenário positivo. Estamos com o fator RT [de transmissão] mais baixo de toda a pandemia (0.19). Já começamos a ter uma queda expressiva de casos”, reforçou.