Tecnologia

Buraco negro descoberto em 2019 está se fundindo a um objeto não identificado

Estudo publicado no The Astrophysical Journal Letters diz que o objeto tem 2,6 massas solares

Por Da Redação
Ás

Buraco negro descoberto em 2019 está se fundindo a um objeto não identificado

Foto: Reprodução

O buraco negro a 790 milhões de anos-luz, que tem massa 23 vezes a do Sol, identificado em agosto de 2019 está se fundindo a outro objeto menor, com 2,6 massas solares – a mais massiva estrela de nêutrons que se tem notícia ou o menor buraco negro já visto, diz um estudo publicado no The Astrophysical Journal Letters.

"Nunca antes vimos um sinal de onda gravitacional gerado de um sistema em que as massas individuais dos corpos envolvidos são tão diferentes”, diz o astrofísico do Max Planck Institute for Gravitational Physics Abhirup Ghosh.

Segundo o astrofísico Jonathan Gair, do Albert Einstein Institute, Potsdam, “como as massas dos objetos são muito diferentes, identificamos claramente o 'zumbido' das ondas gravitacionais. Isso nos permite medir com mais precisão algumas propriedades astrofísicas desse sistema e fazer novos testes da teoria da relatividade geral de Einstein”, explica.

A falta de luz também intriga os astrônomos. Ao captarem ondas gravitacionais, os interferômetros LIGO e o Virgo emitem um alerta para astrônomos em todo o mundo, que acionam telescópios terrestres e espaciais para encontrar o brilho do evento. No caso do GW190814, apesar de uma busca intensa, ele jamais foi captado.