Busca por financiamento estudantil cresceu 38% em 2023, diz pesquisa
Fies já recebeu um total de 205.177 inscrições
Foto: Agência Brasil
Uma pesquisa realizada pela plataforma Pravaler, com base em dados de mais de 500 instituições de ensino e informações do Ministério da Educação, mostra que mais de meio milhão de brasileiros buscaram financiamentos estudantis públicos e privados no primeiro trimestre de 2023, representando um aumento de 38% em relação ao mesmo período de 2022. Essa busca tem como objetivo o ingresso no ensino superior privado. A informação é do portal R7.
Dentre os financiamentos estudantis, destaca-se o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), um programa destinado a auxiliar estudantes matriculados em instituições privadas a financiar sua iniciação na educação superior. Nesse período, o Fies recebeu um total de 205.177 inscrições, para as quais foram disponibilizadas 67.301 vagas.
“O aumento da demanda por financiamento estudantil está relacionado ao entendimento por parte dos estudantes de que uma formação superior é a principal fonte para que eles consigam uma boa colocação no mercado de trabalho e, assim, vislumbrar um futuro melhor”, disse Beto Dantas, diretor de operações do Pravaler.