Busca por financiamento no Brasil subiu pelo quinto mês seguido
Único segmento a apresentar resultado negativo foi o do varejo
Foto: Reprodução
De acordo com o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), que mede mensalmente o número de solicitações no varejo, a busca por financiamento no Brasil subiu pelo quinto mês seguido em setembro, porém, em menor intensidade em relação a agosto. O INDC mostrou que, bancos e serviços, a busca subiu 3% no nono mês de 2021, depois de avançar 11% no mês anterior.
O único segmento a apresentar resultado negativo foi o do varejo, com declínio de 4% no volume de pedidos. O destaque positivo ficou por conta dos serviços, com acréscimo de 25% e o segmento de bancos e financeiras ficou praticamente estável (alta de 2%).
O estudo mostra que, ao analisar individualmente as subcategorias do setor varejista, a escolha das pessoas por gastos em áreas consideradas essenciais fica evidente. A busca por crédito nas categorias de móveis e de eletrodomésticos apresentaram queda de 70% e 32%, respectivamente.
Na direção contrária, os pedidos de empréstimos para compras em supermercados somaram o maior crescimento do ano, com expansão de 119% acima do acumulado até agosto.