• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Busca por testamentos em cartórios na Bahia aumenta durante pandemia
Bahia

Busca por testamentos em cartórios na Bahia aumenta durante pandemia

Segundo semestre de 2020 houve um aumento de 71% na comparação com o primeiro

Por Da Redação
Ás

Busca por testamentos em cartórios na Bahia aumenta durante pandemia

Foto: Reprodução

A pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, fez baianos pensarem na morte e realizarem, no segundo semestre de 2020, a maior quantidade de testamentos desde o início do ano, com um aumento de 71% na comparação com o primeiro semestre. Com a grande demanda, o Colégio Notarial do Brasil - Seção Bahia disponibiliza, desde maio do ano passado, o procedimento através da plataforma e-notariado.

O número registrado diretamente em Cartórios de Notas da Bahia foram de 423 no segundo semestre de 2020. O total é 71,26% maior do que os 247 atos no primeiro semestre do mesmo ano. 

"A pandemia trouxe vários temores ao seio familiar. E com isso, veio as decisões de cada família tomar como prioridade e realizar as divisões de bens, evitando, futuramente, uma disputa entre parentes", esclarece o presidente do CNB/BA, Giovani Guitti Gianellini.

Outro fator que aumentou o número de testamentos foi a possibilidade do ato ser feito de modo online, através da plataforma e-notariado. No ambiente virtual, o cidadão pode atestar sua vontade perante a um tabelião em videoconferência, contando com toda estrutura necessária para a realização de transferência de bens. Mais de 37 mil atos já fora realizados nesta modalidade. 

O testamento é o documento pelo qual o testador declara para quem desejar deixar seus bens após sua morte. O documento pode ser alterado e revogado enquanto o testador estiver vivo e lúcido, e terá validade somente após sua morte.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário