Busca por voos para sair da Rússia dispara após Putin convocar reservistas
Presidente russo levantou temores de que homens em idade para lutar não poderiam sair do país
Foto: Reprodução/Twitter
Após o presidente russo Vladimir Putin ordenar a convocação imediata de 300 mil reservistas, a busca por voos para sair da Rússia disparou nesta quarta-feira (21). Além disso, os preços também subiram. Dados do Google Trends mostram um aumento nas buscas pelo Aviasales, o site de reservas de voos mais popular da Rússia.
O anúncio de Putin, feito em um discurso veiculado na televisão no início da manhã, levantou temores de que homens em idade para lutar não poderiam sair do país. Até o momento, segundo autoridades russas, nenhuma restrição foi imposta a viagens ao exterior.
Os voos diretos de Moscou para Istambul, na Turquia, e Yerevan, na Armênia, ambos destinos que permitem a entrada de russos sem visto, já estavam esgotados nesta quarta-feira (21), segundo dados da Aviasales. Além disso, os voos de Moscou para Istambul via Turkish Airlines estavam todos reservados ou indisponíveis até domingo, a partir das 14h15, horário de Moscou (20h, no horário de Brasília).
Algumas rotas com escalas, incluindo as de Moscou a Tbilisi, capital da Geórgia, também não estavam disponíveis, enquanto os voos mais baratos para Dubai custavam mais de 300.000 rublos (R$ 25 mil), cerca de cinco vezes o salário médio mensal dos russos.