• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Busto de Simón Bolívar, monumento histórico, desaparece de avenida movimentada em Salvador

Busto de Simón Bolívar, monumento histórico, desaparece de avenida movimentada em Salvador

Peça chegou ao Brasil em 2008, através de uma doação do então presidente venezuelano Hugo Chávez

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Busto de Simón Bolívar, monumento histórico, desaparece de avenida movimentada em Salvador

Foto: Reprodução/Redes Sociais | TV Bahia

O busto do general e estadista venezuelano Simón Bolívar, monumento histórico localizado na avenida de mesmo nome, no bairro da Boca do Rio, em Salvador, foi furtado, conforme denuncia de moradores da região. A peça foi doada ao Brasil em 2008 pelo então presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

As denúncias apontam que o monumento sumiu há pelo menos três semanas. A Polícia Civil informou que não há registro de furto do patrimônio.

Uma equipe técnica da Fundação Gregório de Matos realizou uma vistoria, na segunda-feira (17), e entrou em contato com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

O busto de Simón Bolívar foi instalado no dia 17 de dezembro de 2008. Estavam presentes na cerimônia o então presidente da Venezuela, Hugo Chávez, além de líderes políticos das nações latino-americanas, como Evo Morales, Raúl Castro e Manuel Zelaya.

A obra homenageia o líder revolucionário que protagonizou a independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário