Busto de Simón Bolívar, monumento histórico, desaparece de avenida movimentada em Salvador
Peça chegou ao Brasil em 2008, através de uma doação do então presidente venezuelano Hugo Chávez

Foto: Reprodução/Redes Sociais | TV Bahia
O busto do general e estadista venezuelano Simón Bolívar, monumento histórico localizado na avenida de mesmo nome, no bairro da Boca do Rio, em Salvador, foi furtado, conforme denuncia de moradores da região. A peça foi doada ao Brasil em 2008 pelo então presidente da Venezuela, Hugo Chávez.
As denúncias apontam que o monumento sumiu há pelo menos três semanas. A Polícia Civil informou que não há registro de furto do patrimônio.
Uma equipe técnica da Fundação Gregório de Matos realizou uma vistoria, na segunda-feira (17), e entrou em contato com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
O busto de Simón Bolívar foi instalado no dia 17 de dezembro de 2008. Estavam presentes na cerimônia o então presidente da Venezuela, Hugo Chávez, além de líderes políticos das nações latino-americanas, como Evo Morales, Raúl Castro e Manuel Zelaya.
A obra homenageia o líder revolucionário que protagonizou a independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.