Butantan anuncia estudo para criação de única vacina que protege contra gripe e Covid-19
Diretor do Instituto também comentou sobre possibilidade de aplicação de uma 3ª dose
Foto: Divulgação
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, declarou nesta sexta-feira (18) que o instituto trabalha no desenvolvimento de uma vacina em dose única que vai proteger contra a gripe e a Covid-19. "Se conseguirmos isso será, provavelmente, a primeira vacina do mundo.", disse.
A declaração ocorreu na sede do instituto, durante uma coletiva de imprensa para anunciar a chegada de 2,2 milhões de doses da CoronaVac que serão entregues ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Com a nova remessa, são 52,2 milhões de doses da vacina entregues à pasta.
Dimas Covas comentou ainda sobre os estudos para o desenvolvimento da ButanVac, imunizante totalmente produzido no país. "Temos oito milhões de doses da ButanVac prontas e armazenadas. Vamos continuar armazenando até chegar aos 40 milhões de doses", disse.
O diretor do Butantan disse ainda que é possível que seja necessária uma 3ª dose de reforço na imunização contra a Covid-19. "Nesse momento, tudo indica que ela será necessária para todas as vacinas (...) O Brasil terá necessidade de fazer essa 3ª dose no início do próximo ano.", completou.