Bvlgari e Pinacoteca de São Paulo celebram parceria em evento no museu com performance artística inédita de coreógrafo europeu Sadeck Berrabah!
Aos detalhes...

Foto: Rodrigo Zorzi
A Bvlgari e a Pinacoteca de São Paulo celebraram sua parceria contínua com um evento nesta terça-feira (11), onde foram revelados os primeiros resultados do patrocínio que tem como foco o Centro de Conservação e Restauro da instituição. Isso inclui o destaque a cinco obras, representativas do legado artístico do Brasil, que concluíram seu processo de restauração já sob a colaboração, entre elas 'Em Busca da Luz' (1940), da brasileira Maria Martins, e 'Portadora de Perfume' (1923-1924), do escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret.
Anunciado em junho, o patrocínio entre a Bvlgari e a Pinacoteca de São Paulo concentra-se no Centro de Conservação e Restauro, que inclui o Laboratório de Conservação e Restauro e as Reservas Técnicas da instituição – além de apoiar as principais exposições do museu e plataformas de intercâmbio de conhecimento. Referência nacional, o centro é atualmente responsável pela preservação de mais de 11.500 obras do acervo da Pinacoteca, além de cerca de 800 outras em comodato. Estima-se que, em média, sejam realizadas intervenções em cerca de 150 obras por ano.
Para comemorar essa união, a Bvlgari reuniu convidados especiais – entre eles personalidades como as atrizes Maria Fernanda Cândido e Marina Ruy Barbosa, a modelo internacional Samile Bermannelli, o ator André Lamoglia e o campeão de surf e amigo da marca Pedro Scooby – para um jantar de gala exclusivo no coração do edifício Pina Luz. A experiência teve início com a revelação das obras recém-restauradas e contou com discursos inspiradores de Maria Fernanda Cândido e Marina Ruy Barbosa. Vestidas com coleções icônicas da Bvlgari, as atrizes de alcance global abordaram a importância da preservação do legado cultural e artístico brasileiro, aliada ao compromisso da Maison com a inovação e seu olhar sempre atento para o futuro.
A celebração teve como destaque uma performance inédita do coreógrafo francês Sadeck Berrabah, em colaboração com a bailarina e coreógrafa brasileira, Ingrid Silva. Para a ocasião, o artista, famoso por suas performances originais e visualmente cativantes focadas em movimentos de braços e mãos, colaborou com 40 bailarinos locais para uma performance inédita com toques de brasilidade. Em uma distribuição em formato de pirâmide, sob a liderança de Berrabah, o corpo de dança brasileiro surpreendeu a todos com movimentos fluidos, geométricos e perfeitamente sincronizados ao som de uma faixa customizada inspirada pelo ritmo do funk. A apresentação teve como auge a colaboração artística exclusiva entre o coreografo francês e a bailarina carioca de renome internacional, que abriu a performance com uma apresentação solo, desenvolvida especialmente para o evento, e introduziu o artista ao palco compartilhando um momento de conexão e sincronicidade.
“Foi uma grande honra me apresentar no Brasil, pela primeira vez, a convite da Bvlgari para celebrar a potência da arte como agente de conexão e transformação. Colaborar artisticamente com o corpo de dança local e com uma bailarina e coreografa tão inspiradora como Ingrid Silva foi muito especial. Sinto que vou levar muito dessa experiência comigo para os meus próximos projetos. Trocas artísticas e culturais tem o poder de deixar impactos duradouros e, assim como a Ingrid, a dança mudou a minha vida,” diz Sadeck Berrabah.
Simbolizando a parceria contínua entre a Bvlgari e a Pinacoteca de São Paulo, a colaboração artística entre os coreógrafos ilustrou o objetivo do mecenato de promover maior acessibilidade ao diálogo entre a cultura brasileira e as comunidades globais.
“Para a Bvlgari, a arte sempre foi o ponto de encontro entre herança e inovação – e é com esse espírito que celebramos nossa parceria com a Pinacoteca de São Paulo”, afirma Elodie Thellier, Presidente da Bvlgari para a América Latina e Caribe. “A oportunidade de apoiar o importante trabalho do departamento de Conservação e Restauro é uma forma de reafirmar nossa crença de que a cultura e conhecimento são forças que transformam o mundo, inspiram novas expressões criativas e constroem pontes entre gerações. Assim como os restauradores preservam a memória artística do Brasil, nossos artesãos dão continuidade ao legado da Maison por meio da excelência e da perpetuação do savoir-faire. Essa colaboração representa, portanto, um compromisso genuíno com o desenvolvimento cultural da região e com a valorização de artistas e práticas que mantêm viva a essência da arte local.”


