BYD anuncia que fábrica na Bahia vai gerar 10 mil postos de trabalho
Marca irá assumir fábrica que pertenceu a Ford no Pólo de Camaçari

A BYD confirmou que a partir dos investimentos para modernizar a antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, vai gerar 10.000 postos de trabalho direto e indiretos.
A gigante chinesa está investindo R$ 3 bilhões no complexo para a produção de veículos no Brasil tendo a Bahia como polo de produção. A fábrica era utilizada pela Ford até o início de 2021 quando a empresa devolveu as instalações ao governo estadual como parte do acordo de encerrar a produção no estado. Esta será a terceira fábrica no Brasil uma vez que a BYD já produz veículos comerciais em São Paulo e células para placas fotovoltaicas em Manaus.
“Vamos começar em breve os processos de seleção e qualificação. (…) Nós também vamos oferecer bolsas de estudo para que estudantes possam ir à China adquirir aprendizado e aplicar na sua realidade”, destaca Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD Americas.
As obras obras para modernização da fábrica começam em fevereiro de 2024. Até o final do próximo ano a BYD deve iniciar a nacionalização de alguns produtos já lançados aqui como o Dolphin, Song Plus DMi e Yuan Plus.
“Esses investimentos representam uma mensagem clara de como a companhia acredita, aposta e investe a longo prazo no potencial do mercado brasileiro, um dos mais importantes do mundo. Consideramos a promulgação da Reforma Tributária favorável para poder tornar o ambiente brasileiro atraente para outros investidores financeiros, o que também impacta o mercado globalmente,” comenta Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD.