Cabo Verde vence e se classifica para Copa do Mundo pela primeira vez na história
Equipe é a quinta da África a se classificar para o Mundial de 2026

Foto: Divulgação/Federação Caboverdiana de Futebol
O Cabo Verde fez história no futebol nesta segunda-feira (13). A equipe venceu Essuatíni (novo nome da antiga Suazilândia) por 3 a 0, no Estádio Nacional da cidade da Praia, na capital do país e se classificou para a Copa do Mundo de 2026.
A vitória fez Cabo Verde alcançar os 23 pontos no Grupo C das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Camarões, que empatou com Angola por 0 a 0, ficaram na segunda posição, com 19 pontos. Frequente participante em Copas do Mundo, Camarões agora aguarda fim das Eliminatórias para saber se disputará a repescagem.
Esta é a primeira vez que Cabo Verde, um país com 520 mil habitantes e 10 ilhas consegue se classificar para disputar uma Copa do Mundo. Desta forma, é mais um país que fala português participando de um Mundial.
Atualmente na 70ª posição do ranking da FIFA, a Seleção vem em crescente ascensão. Na última Copa Africana de Nações, a equipe chegou pela primeira vez às quartas de final. Agora, o país se prepara para o maior desafio de sua história em 2026, na maior competição entre seleções do mundo, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá.
Cabo verde é a quinta seleção africana a se classificar para a Copa. Antes, Argélia, Egito, Gana, Marrocos e Tunísia.
Confira a lista com todas as seleções já classificadas para a Copa do Mundo de 2026:
Concacaf (seis vagas): Canadá, Estados e México (países-sede).
Confederação Africana de Futebol - CAF (nove vagas): Cabo Verde, Gana, Argélia, Egito, Marrocos e Tunísia.
Confederação Asiática de Futebol - AFC (oito vagas): Irã, Coreia do Sul, Japão, Uzbequistão (estreante), Jordânia (estreante) e Austrália.
Conmebol (seis vagas): Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Equador e Paraguai.
Oceania - OFC (uma vaga): Nova Zelândia.
Uefa (16 vagas): nenhuma definida ainda.