• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Cachoeira recupera documentos históricos da luta pela Independência do Brasil
Bahia

Cachoeira recupera documentos históricos da luta pela Independência do Brasil

Arquivo Público da cidade, no Recôncavo Baiano, atua para encontrar documentos importantes

Por Da Redação
Ás

Cachoeira recupera documentos históricos da luta pela Independência do Brasil

Foto: Arquivo Público de Cachoeira

O Arquivo Público da Cachoeira, no Recôncavo Baiano, recuperou documentos históricos que mostram que neste domingo, 25 de junho, completam 201 anos do anúncio da consulta feita junto ao povo da cidade. A declaração expõe que a população do município concordava com a proclamação de Dom Pedro de Alcântara como regente constitucional e defensor perpétuo do Brasil.

A decisão popular é um marco histórico nas lutas por independência, oficializada em 7 de setembro daquele ano, mas que na Bahia se estenderia até 2 de julho de 1823.

Segundo o G1, o documento histórico na lita por liberdade era um entre tantos outros esquecidos. O Arquivo Público da cidade, no entanto, tem recuperado os documentos importantes que mostram a luta do povo baiano pela independência.

O acervo de Cachoeira passou a ser reunido em 1960, pelo antropólogos Pedro Agostinho, Maria de Lourdes Ribeiro e Roberto Pinto. Mas por volta de 1965, com uma mudança de gestão municipal, o arquivo foi deixado de lado.

Em 1992, o Arquivo Público foi criado, mas somente nos últimos anos passou a ter um trabalho efetivo de recuperação de documentação.

Localizado atualmente em uma casa pertencente ao Iphan, na Rua Benjamim Constant, antiga ladeira dos Carmelitas, o arquivo tem sido fonte para pesquisas de historiadores e acadêmicos de todo país e até de outros países

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário