Cade abre procedimento contra meta por uso de dados de usuários para treinamento de IA

Empresa tem até dia 22 de julho para prestar esclarecimentos

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Cade abre procedimento contra meta por uso de dados de usuários para treinamento de IA

Foto: Agência Brasil

O Conselho Administrativo de Defesa do Consumidor (Cade) instaurou, na quarta-feira (3) um procedimento para investigar a utilização de forma compulsória de dados de consumidores para treinamento de inteligência artificial (IA) das plataformas da Meta.

A empresa, que é dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, tem até o dia  22 de julho para prestar esclarecimentos sobre a ação. Caso não cumpra a determinação, a big tech será submetida a pena de multa diária de R$ 5 mil, que pode ser aumentada em até 20 vezes.

A instauração do procedimento é o primeiro passo no processo. O Conselho vai apurar a prática da empresa e depois decidir se existem elementos para que a investigação prossiga ou seja arquivada.

Na terça-feira (2), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) já havia notificado a meta pela mesma questão. O órgão solicitou esclarecimentos sobre o uso de dados de brasileiros para treinamento de uma IA.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário