• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Cade proíbe Ambev e Heineken de assinarem contratos de exclusividade com bares até fim da Copa
Brasil

Cade proíbe Ambev e Heineken de assinarem contratos de exclusividade com bares até fim da Copa

Em caso de descumprimento da medida, as empresas serão multadas em R$ 1 milhão por estabelecimento excedente

Por Da Redação
Ás

Cade proíbe Ambev e Heineken de assinarem contratos de exclusividade com bares até fim da Copa

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Gustavo Augusto Freitas de Lima estabeleceu, nesta quinta-feira (22), que a cervejaria Ambev está proibida de assinar contratos de exclusividade com bares e restaurantes em mercados de 17 grandes cidades brasileiras até o fim da Copa do Mundo.

A resolução ocorreu através de um processo movido pela Heineken no Cade, em que a cervejaria solicita o fim dos contratos de exclusividade. Entretanto, a medida preventiva também foi aplicada sobre a cervejaria holandesa, que não poderá firmar esses acordos onde tiver mais de 20% de participação de mercado.

Atualmente, a participação da Heineken no mercado nacional está na casa dos 25%, ante aproximadamente 60% da Ambev e 15% do Grupo Petrópolis.

Em caso de descumprimento da medida, as empresas serão multadas em R$ 1 milhão por estabelecimento excedente, além da "imediata suspensão de todos os programas de exclusividade, em âmbito nacional, pelo período de cinco anos". Os acordos de exclusividade verbais também estão vedados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário