CadÚnico: confira os novos documentos exigidos para cadastro
Mudança tem como objetivo identificar famílias unipessoais
Foto: Reprodução/MDS
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome passou a exigir novos documentos para a inscrição de cidadãos e famílias no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que serve como base para o pagamento do programa Bolsa Família. Essas novas exigências fazem parte de uma série de regras com o objetivo de restringir o acesso de famílias unipessoais ao cadastro.
De acordo com a pasta, o cadastro ou a atualização cadastral de registros de famílias compostas por apenas uma pessoa "deverão seguir procedimentos específicos de atendimento, em razão do aumento significativo da proporção de unipessoais em relação aos demais tipos de famílias no cadastro único, não condizente com o apontado por pesquisas de órgãos oficiais de pesquisas".
Confira abaixo os documentos exigidos:
Para famílias com responsável familiar
Documentos do responsável familiar:
-CPF, de preferência;
-Título de eleitor;
-Documento de identificação com foto; e
-Comprovante de endereço ou, se não tiver, declaração de residência assinada pelo responsável familiar
Demais componentes da família, apresenta um dos seguintes documentos:
-CPF, de preferência;
-Título de eleitor;
-Certidão de nascimento ou casamento;
-Carteira de identidade ou carteira de trabalho
Para famílias com responsáveis legais
Documentos do responsável legal:
-CPF; e
-Documento que comprova a representação legal
Da pessoa representada:
-CPF, de preferência;
-Título de eleitor;
-Documento de identificação com foto; e
Comprovante de endereço ou, se não tiver, declaração de residência assinada pelo responsável familiar
Demais componentes da família devem apresentar um dos seguintes documentos:
-CPF, de preferência;
-Título de eleitor;
-Certidão de Nascimento ou casamento;
-Carteira de identidade ou carteira de trabalho