Caixa começa a pagar distribuição do lucro do FGTS nesta quinta-feira (27)
Cerca de 82 milhões de trabalhadores serão beneficiados
Foto: Agência Brasil
A Caixa Econômica dará início à distribuição dos R$ 12,7 bilhões de lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir da próxima quinta-feira (27). O processo de distribuição será concluído até o dia 31 de julho, próxima segunda-feira. Essa quantia representa 99% do lucro obtido pelo fundo no ano passado, totalizando R$ 12,8 bilhões.
O conselho curador do FGTS optou por distribuir esse montante entre as contas dos trabalhadores vinculados ao fundo, mas é importante ressaltar que o dinheiro não poderá ser sacado separadamente. As regras para o saque permanecem inalteradas, permitindo, por exemplo, o saque para pessoas demitidas sem justa causa ou que desejam adquirir um imóvel.
De acordo com o governo, o índice de distribuição será de 0,02461511. Para saber o valor a ser recebido, o trabalhador deve multiplicar o saldo da conta vinculada em dezembro de 2022 por esse índice. Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, todas as pessoas com contas vinculadas do FGTS em 2022, com saldo em dezembro, terão direito a receber uma parte do lucro. Isso beneficia um total de 82 milhões de trabalhadores.