Caixa estuda como atender presencialmente vítimas de descontos irregulares do INSS

Segundo a PF, as fraudes resultaram em um desvio de aproximadamente R$6 bilhões entre 2019 e 2024

Por Da Redação
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Atualizado
Caixa estuda como atender presencialmente vítimas de descontos irregulares do INSS

Foto: Divulgação/MarceloCamargo/AgênciaBrasil

Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, anunciou neste domingo (11), que a Caixa Econômica Federal está em processo de avaliação para oferecer atendimento presencial a aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos irregulares em seus benefícios do Instituto Nacional Seguro Social (INSS).

O ministro também enfatizou, segundo uma agenda pública, que esses descontos indevidos não tiveram início no atual governo, mas assegurou que serão interrompidos durante este mandato. Ele informou que as primeiras devoluções de dinheiro aos afetados já estão em andamento, com a devoluções de R$298 milhões prevista para o próximo pagamento de aposentados e pensionistas. 

A Advocacia Geral da União (AGU) já tomou medidas para bloquear R$2,5 bilhões em bens de entidades e empresas envolvidas no esquema de fraudes. A Polícia Federal informou que essas fraudes resultaram em um desvio de aproximadamente R$6 bilhões entre 2019 e 2024. Alckmin mencionou que a maior parte do atendimento aos prejudicados será realizada por meio da plataforma “Meu INSS”.

O ministro reconheceu que a Caixa Econômica Federal está estudando maneiras de ajudar aqueles que têm dificuldade de acesso à internet. A Caixa estuda maneiras de atender presencialmente aposentados que foram vítimas de descontos irregulares em seus benefícios do INSS.   
 

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