Cajazeiras e Itapuã lideram "ranking" do Disque Coronavírus em Salvador
O serviço foi criado para que a população possa tirar dúvidas, solicitar fiscalização de decretos e fazer denúncias
Foto: Reprodução/G1
A Prefeitura de Salvador informou que cerca de 282.739 mil ligações foram registradas pelo Disque Coronavírus 160 desde março de 2020 até a tarde de segunda-feira (22). O serviço foi criado para que a população possa tirar dúvidas, solicitar fiscalização de decretos e fazer denúncias.
As demandas mais registradas são Informações/Orientações (59,30%) de cidadãos que procuram por postos de vacinação e saque do benefício social Salvador por Todos. Em seguida estão Fiscalização/Denúncias (38,92%) de estabelecimentos que estão descumprindo os decretos.
Segundo órgão, entre os bairros de Salvador com participação ativa no número de ligações para o Dique Coronavírus, Cajazeiras se destaca como o bairro com maior registro de demanda. A central recebeu, ao todo, 11.344 registros relatando descumprimento das determinações somente nesta região. A maior parte das ligações foi de solicitação de fiscalização de bares com aglomeração e atividade sonora.
Depois de Cajazeiras, os bairros mais demandados são Pernambués (7.897 registros), Itapuã (7.001), Fazenda Grande do Retiro (6.872), Liberdade (6.687), Paripe (6.458) e São Marcos (6.354). Na outra ponta, dos menos demandados, estão as Ilhas (Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos), Itinga, Alphaville II, Porto Seco Pirajá, Barragem de Ipitanga, Jaguaribe, Barroquinha e Jardim Placaford.
Denuncie
Ao ligar para o Disque Coronavírus 160, o cidadão poderá escolher uma das opções oferecidas pelo serviço eletrônico. Os atendentes vão poder receber, por exemplo, denúncia de algum estabelecimento, bar ou restaurante que não esteja atendendo regras e normas estabelecidas pelo município, além de tirar dúvidas sobre o trabalho da Prefeitura em relação ao coronavírus, o funcionamento das unidades de saúde no município e a vacinação contra a gripe.
Além do número 160, a população também pode encaminhar as demandas referentes à Covid-19 para o e-mail: ouvidoria@salvador.ba.gov.br; ou acessar o portal Fala Salvador.