Calendário atrasado pode empurrar liberação do Pix automático para 2025
Segundo o Banco Central, função deveria ficar disponível no dia 28 de outubro
Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr
O lançamento do Pix automático, inicialmente programado para 28 de outubro pelo Banco Central (BC), pode ser adiado para o próximo ano devido ao atraso no calendário da instituição financeira. Até o momento, nenhuma das etapas de desenvolvimento planejadas para os quatro primeiros meses do ano foi concluída.
Com o fim da operação-padrão dos servidores do BC, os líderes do banco acreditam que o ritmo de trabalho poderá aumentar, possibilitando o lançamento na data prevista. No entanto, segundo o jornal O Globo, eles reconhecem que há riscos.
Se houver confirmação do atraso, a novidade pode ser lançada após o término do mandato do atual presidente do BC, Roberto Campos Neto.
O Pix automático tem o objetivo de simplificar o pagamento de produtos e serviços de consumo regular, como contas de luz, mensalidades de academia e escola, serviços de streaming e assinaturas de portais de notícias. Além disso, ele visa reduzir os custos de cobrança para as empresas. Atualmente, a opção disponível é o débito automático.