Califórnia pode ultrapassar PIB da Alemanha e se tornar o 4º maior do mundo em 2023
Segundo análise da Bloomberg News, as companhias californianas subiram o valor de mercado em 117%

Foto: Reprodução/Pixabay
Uma análise de dados da Bloomberg News apontou que, se fosse um país, a Califórnia seria a quinta maior economia do mundo. Ainda conforme os dados, que examinou os balanços de 379 empresas do estado com capital acima de US$ 1 bilhão e os comparou com 155 companhias alemãs com porte similar, a Califórnia poderá ultrapassar a Alemanha e assumir o quarto lugar, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
De acordo com a análise, as receitas das companhas americanas cresceram 147% nos últimos três anos, enquanto as das empresas alemãs subiram 41%. Nesse mesmo período, as companhias californianas subiram o valor de mercado em 117%. Com isso, as projeções apontam que o PIB da Califórnia em 2023 pode atingir US$ 72 bilhões maior que o da Alemanha.
Segundo o economista Jerry Nickelsburg, professor da Universidade da Califórnia em Los Angeles, a Califórnia sedia algumas das maiores empresas do mundo, como a Apple, o Google e a Meta, mas não são só as big techs que explicam o boom econômico.
"A economia da Califórnia é muito diversificada. Uma das razões pelas quais vem crescendo tão rápido é que uma economia empreendedora e na qual inovação tecnológica é importante. Não são apenas as empresas de tecnologia em si, mas a inovação tecnológica", explicou.