Calistenia pode ser mais eficaz que academia na hora de perder peso e ganhar músculo
Estudos dizem que prática também pode driblar falta de tempo e de dinheiro de pessoas que queiram realizar atividades físicas

Foto: Getty Images
Especialistas de Harvard afirmam que treinar com o peso do próprio corpo pode ser mais eficaz na perda de gordura e ganho de músculo do que musculação em aparelhos. Chamado de calistenia, a prática de usar o peso do corpo vem ganhando adeptos ano após ano.
Ainda segundo os estudiosos, treinar com o peso do corpo não só proporciona um ótimo treino, mas também ajuda a superar algumas "desculpinhas" comuns para não fazer exercícios, como "não tenho tempo" ou "dinheiro" para malhar.
Eles indicam que a calistenia pode ser feita depois de acordar pela manhã, enquanto cozinha e espera a água começar a ferver ou até mesmo no quarto de um hotel, durante uma viagem a trabalho.
Grande parte dos exercícios de peso corporal consegue trabalhar vários músculos ao mesmo tempo. Dessa forma, são considerados mais funcionais que outras práticas físicas, como treinos localizados.
Além disso, a calistenia acelera o metabolismo, aumenta a resistência cardiovascular e fortalece os músculos — tudo isso no mesmo treino.