Câmara adia votação em segundo turno da PEC da Reforma Política

Foi retirada a previsão de adotar o sistema de eleição majoritária para o Legislativo

Por Juliana Dias, Da Redação
Ás

Câmara adia votação em segundo turno da PEC da Reforma Política

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O segundo turno de votação da PEC da Reforma Política (Proposta de Emenda à Constituição 125/11) deve acontecer na próxima semana no Plenário da Câmara dos Deputados. O primeiro turno foi votado entre quarta (11) e quinta (12), com a votação do texto principal e pedidos de alterações (emendas). A decisão de adiar a análise foi tomada por causa da ausência da relatora, a deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP).

Na PEC, foi tirada a previsão de adotar o sistema de eleição majoritária (com a escolha dos mais votados) para o Legislativo, o chamado “distritão”.

Como acordo, os deputados aprovaram nesta quinta o projeto (PL 2522/15, do Senado) que permite criação de federações partidárias. Ele permite aos partidos políticos se unirem em uma federação a fim de atuarem como uma só legenda nas eleições e na legislatura. Segundo o projeto, perderá o mandato o detentor de cargo eletivo que se desfiliar, sem justa causa, de partido que integra uma federação. 

Como já foi aprovado pelo Senado, agora segue para sanção presidencial.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário