• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Câmara aprova atualização de Código Penal Militar; saiba quais foram as mudanças
Política

Câmara aprova atualização de Código Penal Militar; saiba quais foram as mudanças

A versão final, aprovada nesta quinta-feira (17), segue em tramitação no Senado

Por Da Redação
Ás

Câmara aprova atualização de Código Penal Militar; saiba quais foram as mudanças

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Projeto de Lei (PL) 9432/17 que modifica o Código Penal Militar (PL 9432/17), consolidado em 1969, foi aprovado pela Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (17). As mudanças são nas áreas de alteração de pena e tipificação de crime. Entretanto, os "excludentes de ilicitude" não foram incorporados ao texto.

O instrumento que descreve situações extras para a legítima defesa foi retirado da versão final do texto para que pudesse ser aprovado em plenário. 

O texto enviado ao plenário da Câmara, previa que não configuraria crime, um militar agir para prevenir "injusta e iminente agressão a direito" durante enfrentamento armado, o que seria mais abrangente do que o CPM determina atualmente.

O projeto ainda inclui no código o crime de tráfico de drogas e prevê que militares responderão na justiça comum por crimes sexuais ou praticados com violência doméstica e familiar contra a mulher, desde que “em lugar não sujeito à administração militar”. E prevê pena de reclusão de cinco a 15 anos por tráfico de drogas, que não constava na versão anterior do código.

A versão final, aprovada nesta quinta-feira (17), segue em tramitação no Senado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário