Brasil

Câmara aprova criação de fundo de investimento do setor agropecuário

Matéria segue para Senado

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Câmara aprova criação de fundo de investimento do setor agropecuário

Foto: CNA/ Wenderson Araujo/Trlux

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (22), a criação de Fundo de Investimento para o Setor Agropecuário (Fiagro). “Semelhantemente aos Fundos Imobiliários, acreditamos que o Fiagro democratizará o mercado fundiário, pois viabilizará investimentos em terra, por nacionais e estrangeiros de qualquer porte, sem efetiva posse ou domínio de propriedades rurais. Para tanto, bastará a aquisição de cotas de fundo que invista na aquisição de estabelecimentos rurais”, explicou o relator e deputado  Christino Áureo (PP-RJ). A matéria segue para o Senado.

O novo fundo permite que proprietários rurais possam arrendar ou alienar os imóveis que venham a adquirir, prevalecendo na operação as condições livremente pactuadas no contrato. “O objetivo da criação dos Fiagro é permitir, em especial, que pequenos investidores usufruam os benefícios de investir em ativos atrelados ao lucrativo e sofisticado setor agroindustrial brasileiro, sem que, para tanto, seja necessário serem proprietários de terras”, acrescentou o relator.

A proposta ainda prevê que os rendimentos e ganhos de capital recebidos pelos Fiagro estarão sujeitos à incidência do imposto sobre a renda na fonte, com alíquota de 20%. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário