Política

Câmara aprova repasse de recursos no combate ao novo coronavírus

Matéria segue agora para sanção presidencial

Por Da Redação
Ás

Câmara aprova repasse de recursos no combate ao novo coronavírus

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (31) a proposta que permite estados e municípios a utilizarem saldos de repasses de anos anteriores do Ministério da Saúde em serviços de saúde diferentes dos previsos inicialmente. Agora, a matéria segue para sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro.

A medida é uma das ações do Congresso no apoio ao combate à pandemia do novo coronavírus e os recursos poderão ser utilizados somente enquanto durar o estado de calamidade pública.

Terão direito a ser aplicados recursos em vigilância em saúde, como a epidemiológica e sanitária; atenção integral e universal a saúde em todos os níveis de complexidade, produção, aquisição e distribuição de insumos específicos dos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), como imunobiológicos, sangue e hemoderivados.

Exportação

Também foi aprovado pelo plenário da Câmara o projeto de lei que proíbe a exportação de respiradores, equipamentos de proteção individual e monitores multiparâmetro no momento da pandemia. A medida tem intenção de assegurar o abastecimento do sistema de saúde brasileiro e após tramitação no Senado, prossegue para sanção presidencial.

Os seguintes produtos estão proibidos de exportação:

Equipamentos de proteção individual de utilização na área de saúde, como luva látex, luva nitrílica, avental impermeável, óculos de proteção, gorro, máscaras cirúrgicas e protetor facial.

Camas hospitalares e equipamentos usados em casos graves de doença, como ventiladores pulmonares e monitores multiparâmetro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.