Câmara convoca Augusto Heleno para falar sobre atos no 7 de Setembro
Ministro-chefe deveria ter comparecido a uma reunião na terça (22), mas alegou problemas de saúde
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
A convocação do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno para falar sobre atos no 7 de setembro foi aprovada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (23).
O requerimento de convocação foi apresentado pelo deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), vice-presidente da comissão.
No texto, Ribeiro afirma que a convocação se dá em decorrência do descumprimento de acordo com a comissão por parte do ministro. Heleno deveria ter comparecido a uma reunião na terça-feira (22), mas alegou problemas de saúde.
Na ocasião, o ministro deveria falar sobre a suposta utilização da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para que o governo federal pudesse interferir em investigação da Polícia Federal, envolvendo Jair Renan Bolsonaro.
Caso não compareça, Heleno pode ser acusado de crime de responsabilidade, já que, na convocação, a ida da autoridade é obrigatória. A data, no entanto, ainda não foi definida pela comissão.