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Câmara debate projeto de lei que obriga indicação de retoque digital em fotografias publicitárias; entenda

Proposta está na pauta da Comissão de Defesa do Direito do Consumidor

Por Da Redação
Ás

Câmara debate projeto de lei que obriga indicação de retoque digital em fotografias publicitárias; entenda

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Nesta semana, a Comissão de Defesa do Direito do Consumidor da Câmara dos Deputados irá analisar um projeto de lei que propõe que marcas e publicações informem os leitores e clientes sobre o uso de retoques digitais em imagens de modelos. O objetivo é considerar como propaganda enganosa as alterações gráficas que modifiquem a silhueta, mas o projeto de lei não abrange retoques digitais em cabelos ou remoção de manchas na pele.

O senador Gladson Cameli (PP-AC) propôs originalmente o projeto ao Senado em 2018, alegando que o excesso de modificações em imagens publicitárias era uma questão de saúde pública. Ele também se baseou em uma lei francesa que, desde outubro de 2017, torna obrigatório estampar a informação sobre os retoques em fotografias publicitárias.

O descumprimento da norma pode resultar em multas de até 37,5 mil euros ou R$ 200,9 mil, mas diferentemente da legislação francesa, o projeto não inclui punições específicas para o não cumprimento da medida no Brasil.

Na Câmara, o projeto teve outras dez propostas legislativas apensadas (quando um projeto é anexado a outro, para que passem a tramitar juntos), todas com conteúdos parecidos com a sugestão aprovada pelo Senado. 

Na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, o texto foi aprovado com parecer favorável da relatora, deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP), que alegou que a busca por "padrões inalcançáveis de estética tem moldado comportamentos cada vez menos recomendáveis à saúde da população".

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