Câmara dos Deputados aprova criação de cinco comissões permanentes

Presidência de novos colegiados será discutida na próxima semana

Por Da Redação, Agências
Ás

Câmara dos Deputados aprova criação de cinco comissões permanentes

Foto: Agência Brasil

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (8) um projeto de resolução que cria mais cinco comissões permanentes na Casa. São elas: Amazônia, Povos Originários e Tradicionais, Saúde, Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Comunicação. Ao todo, a Câmara conta com 30 comissões fixas.

As comissões permanentes são colegiados compostos por deputados pelos quais os projetos de lei precisam ser discutidos e analisados antes de chegarem ao plenário, embora haja exceções. Cada comissão tem um tema específico.

Segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a nova distribuição da presidência das comissões deve ser discutida com as lideranças da Câmara na próxima terça-feira (14). Além de desmembrar comissões, a partir de 1º de março, o texto aprovado extingue os cargos comissionados dos colegiados antigos e os redistribui. “Nenhum cargo foi criado. Cargos foram redistribuídos”, afirmou Lira.

Ao justificar a medida, o relator da proposta, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que o Poder Legislativo deve buscar uma maneira de “espelhar a estrutura do Poder Executivo, a fim de melhor cumprir sua missão de fiscalização e controle dos atos governamentais”. De acordo com Motta, as novas comissões precisam de mais especialização para exercer de modo eficiente, eficaz e efetivo o acompanhamento dos planos e programas governamentais.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário