Política

Câmara dos Deputados aprova projeto que cria Código de Defesa do Contribuinte

Plenário ainda analisa destaques para possíveis modificações no texto

Por Da Redação
Ás

Câmara dos Deputados aprova projeto que cria Código de Defesa do Contribuinte

Foto: Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (8), o texto-base da proposta que cria o Código de Defesa do Contribuinte, que vai pontuar os direitos e deveres do contribuinte nas Fazendas públicas, uniformizando procedimentos e incentivando o bom pagador por meio de redução de multas. O Plenário ainda analisa os destaques que foram pontuados pelos partidos na tentativa de fazer mudanças no texto. O projeto é do deputado Felipe Rigoni (União-ES).

De acordo com o substitutivo, deve haver um desconto regressivo sobre as multas e juros de mora para incentivar o contribuinte a quitar o valor do débito de forma voluntária. 

O desconto será de 60% se o pagamento acontecer dentro do  prazo para contestar inicialmente o lançamento; de 40% se o débito for pago durante a tramitação do processo administrativo em primeira instância e até o fim do prazo para apresentar recurso voluntário; e de 20% nos demais casos, contanto que o pagamento ocorra em até 20 dias depois da constituição definitiva do crédito tributário.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário