Câmara dos Deputados fará comissão para debater racismo sofrido por Vini Jr.
Comissão está marcada para o dia 30 e maio
Foto: Agência Brasil
A Câmara dos Deputados anunciou que fará na próxima sexta-feira (30), uma comissão geral para discutir soluções e debater o caso de racismo envolvendo o jogador Vinícius Júnior na Espanha. A embaixadora do país no Brasil, María Del Mar Fernández-Palacios Carmosa, também foi convidada para participar do debate.
O jogador foi vítima de racismo durante uma partida da LaLiga contra o Valencia. Os torcedores proferiram diversas ofensas racistas contra ele, e o jogo precisou ser interrompido por um momento.
Nas redes sociais, Vini chegou a se posicionar alegando que a Espanha "é conhecida como o país dos racistas".
O presidente Lula também usou as redes sociais para se posicionar, pontuando que "não toleramos racismo".
"Podemos honrar nossa herança africana fazendo da promoção da igualdade racial um eixo contínuo ligando políticas nacionais à atuação internacional do país. Não toleraremos racismo nem contra brasileiros, nem contra africanos no Brasil. Por isso, repudiamos com veemência os ataques racistas que o jogador Vinicius Jr, e tantos outros atletas, vêm sofrendo reiteradamente", escreveu.
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, também defendeu o jogador e afirmou que o silêncio da Espanha em relação ao caso é "conivente com o racismo".
"O silêncio das autoridades, dos patrocinadores, de parte da imprensa, dos outros clubes, das organizações do futebol na Europa, e da liga espanhola é um silêncio conivente com o racismo”.