Política

Câmara dos Deputados vai votar PEC que acaba com foro especial

Parlamentares defendem mudança no texto

Por Da Redação
Ás

Câmara dos Deputados vai votar PEC que acaba com foro especial

Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil

O Congresso Nacional vai colocar em votação o fim do foro especial para crimes comuns cometidos por todas as autoridades do país, inclusive juízes e integrantes do Ministério Público.

Os parlamentares defendem uma mudança na proposta: incluir o impedimento ao juiz de primeira instância de decretar medidas cautelares contra políticos, como prisão, quebra de sigilo bancário e telefônico e ordem de busca e apreensão. Em maio de 2018, o Supremo Tribunal Federal decidiu que os 594 deputados federais e senadores têm direito ao foro privilegiado apenas para crimes relacionados ao exercício do mandato.

Segundo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que já foi aprovada pelo Senado em 2017, somente cinco autoridades teriam direito ao foro privilegiado: presidente da República e vice, presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF).

O acordo entre deputados foi fechado no gabinete do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com a presença de líderes da Casa. De acordo com Maia, o tema é ‘uma demanda da sociedade’.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário